sábado, 21 de março de 2009

Quem me dera ter lá estado...

Ao pé da Árvore da Poesia vão despontar as folhas da Primavera que ainda há-de vir, poesia escrita numa fita vai voar, para colorir o dia, poesia cantada, dita, sussurrada, Poesia... Poesia...


POETAS À VOZ DE SEMEAR 20 CANTIGAS DE 15 POETAS PORTUGUESES
SALA MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA às 14:30M/4 ANOS

Ao longo de mais de trinta anos de vida no Porto, de uma dezena de trabalhos biblio-discográficos e de apresentações ao vivo por todo o país, “O Bando dos Gambozinos” tem desenvolvido um intenso trabalho musical sobre a poesia para crianças (e não só). Retomando registos de inéditos como de obra publicada de vários desses autores, “Poetas à voz de semear”, que agora se apresenta no CCB, constitui um roteiro seleccionado sobre essa longa caminhada.

» OFICINA “OS POEMAS … SÃO O QUÊ, AFINAL?”
SALA MARIA HELENA VIEIRA DA SILVA ÀS 16:30 M/7 ANOS

Com o BANDO DOS GAMBOZINOS- Os poemas acontecem quando as palavras dançam?- Parece-me que os poemas são os sons das palavras que conversam!- Sempre pensei que um poema era uma música de letras …- Mas há poemas sem palavras? - Claro que sim! Quando os sons rimam e dançam e também falam.Os Gambozinos passam a vida a conversar e a brincar sobre estas coisas, escondidos nos seus buracos. Agora vão também fazê-lo à luz do dia com outros, grandes ou pequenos, que às vezes também pensam: OS POEMAS … SÃO O QUÊ, AFINAL?


O Bando dos Gambozinos é uma associação cultural, dedicada ao trabalho com crianças e jovens, em educação pela arte, em que esta deve servir aquela. Assim, desde a sua criação, em 1975, no Porto, que a arte e as formas artísticas vêm servindo projectos educativos próprios com e em cooperação com muitos e muitos artistas e instituições públicas e privadas afins.
Ao longo dos seus 32 anos, os olhos dos Gambozinos têm acompanhado e sido acompanhados pela cidade e pelas suas pessoas, centenas, talvez alguns milhares delas que pelas suas portas têm saído e entrado. E, sobretudo, os Gambozinos têm procurado intervir. Uma arte que sirva para ajudar gente a crescer, a ser e a agir em conjunto.
Para além das colaborações com escolas, bibliotecas, organizações as mais diversas; Para além das dezenas e dezenas de espectáculos ao vivo de Norte a Sul do país. Para além da dezena e meia de trabalhos discográficos e editoriais publicados. Para além disto, os Gambozinos mantêm um conjunto de actividades regulares de educação abrangendo áreas tão diversas quanto a
música, o xadrez, a plástica, a dança, a escrita, a matemática, a expressão dramática, a capoeira, o teatro, os estudos sobre o mundo que nos rodeia, etc., etc.,etc. E sobretudo procuram dar forma todos os dias ao “lema da casa”: tantas maneiras de ver e viver.

Parabéns Suzana, parabéns Rui e parabéns a todos os que colaboram e fazem continuar este maravilhoso projecto.
Maravilhoso também saber-vos hoje mais a sul ...

Sem comentários: