domingo, 24 de maio de 2009

De que estamos à espera?...

Ken Robinson






“Todas as crianças nascem artistas, mas a dificuldade está em continuar a sê-lo quando crescem” Pablo Picasso"

Fica aqui uma chamada de atenção para este projecto magnifico que contabiliza já um percurso de 35 anos no Porto.

Com um percurso de 34 anos na área da educação pela arte, no Porto, os Gambozinos, sobre quem disse a crítica «vêm construindo […] o cancioneiro infantil e juvenil português da viragem do século e do milénio»...


O “Bando dos Gambozinos” é o nome de um jardim-de-infância onde a música, e a expressão artística em geral, tem um lugar preponderante na aprendizagem. Há três anos, esta filosofia de formação foi estendida ao 1º ciclo do ensino básico através da criação da “escolinha”. Mais do que um local de aprendizagem, os Gambozinos assume-se como um projecto artístico, filosófico e político. Isto, explica Susana Ralha, co-fundadora e uma das responsáveis dos Gambozinos, porque “não há nenhum projecto a nível educativo que não possa ser lido numa perspectiva política”.

Leia-se aqui uma entrevista feita à mentora deste projecto Suzana Ralha
http://www.apagina.pt/arquivo/Artigo.asp?ID=4068


e a não perder no Câmara Clara RTP 2 a 31 de Maio

Educação pela Arte

CONVIDADOS: MADALENA VICTORINO E NATÁLIA PAIS
Natália Pais e Madalena Victorino, duas veteranas da Educação pela Arte de duas gerações diferentes, vão explicar-nos como é que fazer teatro, desenhar e pintar, ouvir contar histórias pode fazer das nossas crianças pessoas melhores.

Sem comentários: