quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Prémio Manuel da Fonseca 2008




HOJE NA BMSC


"Breviário das Almas", de Joaquim Mestre, foi a obra vencedora da edição 2008 deste prémio. Editada pela Oficina do Livro com o apoio da Câmara Municipal de Santiago do Cacém, é apresentada no dia 15 de Outubro, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.

A apresentação vai contar com a presença do jornalista Carlos Pinto Coelho e da contadora de histórias da Biblioteca de Beja, Cristina Taquelim.






"Breviário das Almas" apresenta-nos várias histórias de amor. Ou uma história de amor, depende de quem lê. Partidas e regressos, recordações deixadas em casas por onde se passa, gente com quem nos cruzamos ao longo do caminho.


Mas também a memória do primeiro amor, a tristeza de um filho que não voltou da guerra, a alegria do nascimento ou o regresso a um lugar onde fomos felizes, recriando um universo literário original, imenso e poético.


Depois dos romances "O Perfumista" e "A Imperfeição do Amor", Joaquim Mestre recupera um mundo de magia, com histórias que permanecerão na memória do leitor que obtiveram o consenso do júri do Prémio Manuel da Fonseca.


Joaquim Mestre nasceu em Trindade, concelho de Beja. Licenciou-se em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e fez ainda uma pós-graduação em Ciências Documentais.

Viveu no Alentejo, ermo a que alguns chamam a sua casa e onde as pessoas andam com o sol nas mãos e lonjura no olhar.

Sem comentários: